Caminhos de Cristo em Jerusalém - 2011


O Projeto Caminhos de Cristo em Jerusalém vai mostrar os lugares sagrados da Terra Santa. Vamos conhecer os caminhos percorridos por Jesus Cristo, os principais itinerários cristão e os pontos turísticos indispensáveis de visitação para quem vai à Israel.

Serão produzidas 15 reportagens de 2 minutos de produção para os telejornais locais e 4 programas de 16 minutos de produção para ao finais de semana, sobre os caminhos percorridos por Jesus Cristo na Terra Santa. As reportagens irão mostrar os locais mais expressivos na história religiosa, o local onde Cristo nasceu em Belém, o Monte das Oliveiras, a Via Sacra, Monte do Calvário e Santo Sepulcro, o Rio Jordão onde Jesus foi batizado, a Basílica da Anunciação que acreditam ser a casa onde Maria morou, a Abadia da Dormição onde Maria passou sua última noite, entre outros, como também, entrevistas com turistas que visitam esses locais e brasileiros que moram em Israel.

As reportagens serão exibidas no mês de abril de 2011, em referência à Semana Santas, nas TV’s (em processo de comercialização): afiliadas do SBT Nordeste: TV Cidade Verde - Teresina/PI; TV Jornal - Recife/PE, TV Borborema - Campina Grande/PB, TV Tambaú - João Pessoa/PB; TV Ponta Negra - Natal/RN; TV Aratu - Salvador/BA; TV Difusora - São Luís/MA e TV Jangadeiro - Fortaleza/CE, assim como em, TV SBT - Belém/PA; TV Macapá - Macapá/AP; TV em Tempo - Manaus/AM; TV Allamanda - Porto Velho/RO; TV Rio Branco – Rio Branco/AC e TV Imperial - Boa Vista/RR.

Lançamento do livro reportagem
Na busca por um mostruário mais amplo de jornalismo internacional, além da produção das reportagens televisionadas do projeto Caminhos de Cristo em Jerusalém, a proposta é ser multimídia. Durante a viagem a Israel produziremos um livro reportagem com DVD. O produto amplia a proposta de multimeios da Union Comunicação.

O processo de construção desse material será o de apuração e fotografia da jornalista Valdívia Costa, que também se encarregará da edição e diagramação do produto. O livro terá ainda inserções de textos de Michele Wadja, repórter de vídeo. A ideia é agregar beleza poética ao livro, tanto nas imagens como nos textos literários.