quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Comer bem em Israel

GRÃOS - Homus é um patê feito com grão-de-bico e tahini (pasta de gergelim) muito comum em países do Oriente Médio, como Israel, que usa e abusa do creme em suas receitas. | imagem: Herbivoracious
 VALDÍVIA COSTA

Paraíba-BR Uma das coisas que mais vamos nos deparar de diferente é a culinária de Israel. Variada, picante, agridoce e, em determinados locais, exótica, a comida que é servida no país, pelo o que indicam as pesquisas, modifica-se em pequenas peculiaridades. Vamos dar uma olhada nuns vídeos que mostram bem essas características bastante procuradas pelos turistas.

As ruas mais movimentadas de Jerusalém revelam pratos típicos, como o incrementado Falafel, o fast food tipo acarajé brasileiro, com muitos arranjos dentro de uma massa. A cidade é dividida pela política e pela guerra, mas de qualquer raça, cidadania ou religião, muito da sua alimentação habitual da rua é a mesma que consumimos nos grandes centros do mundo. 




O SBT também esteve pelo Oriente Médio, captando um pouco de sua história, principalmente na cozinha. Por se locomoverem mais, os judeus sefarditas desenvolveram mais seu paladar, criando mais pratos e com mais ingredientes.



Para encerrar, uma receita que é simples e que pode ser feita até do Brasil, Shak Shuka, um prato servido logo cedo, o café da manhã mais tradicional de Israel. Qualquer semelhança com nosso ovo mexido não é mera coincidência... Essa comida é típica israelense, acompanhado com um tipo de pão chamado Pita.



HOMOUS O gigante do fast-food americano, a multinacional PepsicoCo, comprou o humos ou homous em parceira com a empresa israelense coligada "Sabra Middle Eastern" para ser vendido em sua rede de lojas "Frito-Lay" nos EUA. Segundo pesquisadoras israelenses da Universidade Hebraica de Jerusalém, são muitas as propriedades do homous, a pasta de grão de bico que acelera o crescimento, diminui a agressividade, aumenta a auto-confiança e age como um anti-depressivo. Um contrato de U$ 45 milhões trará à América o homous, que ficará ao lado das letais batatas fritas.